Juvenália: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo.
Apresentação
O grupo de pesquisa, constituído em março de 2015, tem caráter interinstitucional e transdisciplinar, tendo em sua agenda de discussões temas, pesquisas e autores de ponta nacionais e internacionais, com ênfase nas áreas da comunicação, dos ativimos, da política, da estética, do entretenimento e do consumo. Atualmente os pesquisadores do grupo articulam-se em torno de: seus projetos individuais de pesquisa, o projeto de pesquisa da líder do grupo, quando seus orientandos ou supervisonados de pós-doc; em torno da rede do grupo internacional de pesquisa do GT Clacso Infancias y Juventudes e do projeto de pesquisa da equipe Brasil PUCSP/Juvenália, quando pesquisadores associados.
Em sua fase inicial, o projeto comum de estudos e pesquisa tratou da construção dos fundamentos epistêmicos, reflexivos, metódicos e conceituais que norteiam nossa prática de pesquisa e extensão, mediando a inserção da equipe no campo científico. Tomamos por declarada inspiração a proposta de Imre Lakatos da metodologia dos programas de investigação científica, ou seja, compreendendo a produção de conhecimento como um esforço coletivo e em rede. Também partilhamos da crítica de Paul Feyerabend aos “fundamentalistas do saber” e aos “relativistas extremos”. Compreendemos nosso espaço de debate intelectual como sendo aquele da produção de um conhecimento sistemático e, nos termos de Jesus Martín-Barbero e Rossana Reguilo, “implicado”, ou seja, comprometido com seu espaço-tempo e com as perspectivas da aplicabilidade social. Isto significa ainda dizer de nosso foco em práticas comunicacionais e de consumo audiovisual protagonizadas por setores subalternizados e não necessariamente nas representações hegemônicas que deles são postas em circulação.
Atualmente, a investigação nucleadora do JUVENÁLIA, coordenada pela líder do grupo, Profa. Dra. Rose de Melo Rocha, tem como título “Artivismo musical de gênero em São Paulo: dinâmicas de comunicação, contextos de consumo, políticas de apresentação e audiovisibilidade em um pop encarnado e translocal”. São objeto deste projeto expressões artivistas contemporâneas de cantores, músicos e musicistas brasileiras/os vinculadas/os ao debate de gênero. Deste modo, refletimos criticamente sobre as características, as implicações e as condições atuais do artivismo de gênero imbricado na música brasileira e na cultura pop transnacional, considerando a relação entre políticas de audiovisibilidade, processos de subjetivação e enfrentamento de condições de subalternização/exclusão/vulnerabilidade pela via estética/artística. Tanto a dimensão imagética e imaginária do consumo quanto a dimensão comunicacional de diferentes ativismos, como os juvenis e subculturais, são temas de relevância para a agenda científica nacional, possibilitando uma inserção qualificada junto a fóruns internacionais.
A articulação entre bases empíricas e conceituais é ponto fundamental para os estudos que desenvolvemos. Considerando a centralidade dos processos de comunicação e das práticas de consumo na cena contemporânea, compreendendo a política em sentido amplo, em suas expressões não institucionais e cotidianas, problematizamos: a) o consumo de audiovisualidades na constituição sociocultural contemporânea; b) as dinâmicas do olhar associadas às culturas midiáticas e do consumo; c) as políticas de audiovisibilidade articuladas por segmentos e/ou coletivos juvenis; d) as práticas comunicacionais e de consumo articuladas por setores juvenis e/ou subalternizados no espaço das cidades e das digitalidades; e e) os engajamentos ético-estéticos vinculados ao consumo, à cena urbana e midiática.
Objetivos
O JUVENÁLIA tem por principal objetivo promover e consolidar um espaço de interlocução acadêmica de intercâmbio comunidade/escola e de produção de conhecimento em torno de grandes temas e escolas teóricas da comunicação e do consumo articulados ao ativismo, ao debate estético, à cultura pop, ao entretenimento, às culturas juvenis, ao campo midiático e à cena urbana. O diálogo intelectual, as pesquisas e projetos de extensão do grupo estão vinculados ao universo do debate estético, das culturas juvenis, das discussões de gênero e das questões raciais, focando suas relações com a comunicação, a política e o consumo. Além disso, a consolidação de nosso guia epistêmico dialoga, constantemente, com temas da realidade brasileira e da conjuntura internacional, com destaque para aqueles diretamente relacionados a nosso campo de conhecimento, a saber, a comunicação e o consumo, as questões estéticas e políticas. Ressalte-se que, em sua diversidade, os pesquisadores do grupo tomam por base comum a metáfora que nos nomeia: JUVENÁLIA. A partir das nossas investigações, a abordagem das questões estéticas, políticas, de gênero, geracionais, raciais, da cultura pop e do entretenimento desdobra-se em duas linhas:
Linha 1: Ativismos, cultura pop, gênero e questão racial:
Esta linha investiga condições culturais e novos fluxos políticos associados a: a) ativismos, políticas de visibilidade e de subjetivação em mobilizações, movimentos e coletivos, com sua produção imagética e imaginária; b) ações de trânsito (urbano/digital; midiático/massivo; ético/estético) atinentes à midiatização do social, à espetacularização e à iconicização do capital; c) cosmopolitismos, diásporas, glocalidades e processos de celebrização (pós-)periféricos articulados ao consumo (material e simbólico); d) dinâmicas botton-up e práticas contra-hegemônicas no entretenimento e na cultura pop; e) processos de escuta e consumo musical vinculados ao debate de gênero e a questões raciais.
Linha 2: Estética, política e novas expressividades audiovisuais:
Esta linha tem por objetivo investigar dimensões estéticas e políticas articuladas às contemporâneas culturas do consumo, particularmente atentando-se às interações estabelecidas entre culturas visuais, culturas urbanas e cenas midiáticas. Propondo-se a pensar o plano das audiovisualidades e suas implicações na constituição e/ou reiteração de novos sensóreos e imaginários sociais, privilegia os estudos sobre as narrativas de cunho estético e político, bem como os contextos de sua disseminação e consumo; as narrativas para o consumo e a mobilização de sentidos produzidos e decodificados em contextos socioculturais articulados a espaços de comunicação e consumo. Também se incluem nesta linha as investigações de novos formatos e novos contextos de recepção de culturas e práticas midiáticas, massivas e pós-massivas articuladas ao estético, ao sensível e a politicidades.
Equipe
Coordenadora
Membros internos
Membros externos
José Pedro de Almeida Oliveira
Thiago Henrique Ribeiro dos Santos
Vyullheney Fernandes de Araújo Lacava
Pesquisadores que já colaboraram com o Grupo
Bianca Araújo