DIGICOM

Descrição

São contempladas investigações que privilegiem o campo do consumo midiático e digital e as interfaces com as áreas de comunicação e educação; práticas de recepção e consumo pela ação algorítmica no espaço digital; proposição de metodologias para a compreensão, mapeamento e difusão de competências digitais; análise das múltiplas formas de literacias nas ambiências digitais; levantamento de práticas socioculturais e cidadãs para o consumo consciente; análise dos fenômenos da comunicação e consumo na educação formal e informal; comunicação e consumo no contexto de desordem informacional, polarização política e violência digital.

Ementa

Busca-se compreender as atribuições de sentido às práticas cotidianas em um ambiente social multifacetado, mediado e midiatizado, no qual é pelo consumo que nos fazemos sujeitos-agentes, determinando posições sociais e identidades pessoais, problematizamos as concepções de consumo e suas imbricações com o pertencimento social. Discussão sobre como isso é apresentado e funciona nas narrativas midiáticas, em especial na narrativa ficcional e como se dão os caminhos de leitura, as eventuais brechas, para leituras diferentes e divergentes do que nos oferecido como estratégias de mobilização dos indivíduos em prol da manutenção das perspectivas hegemônicas.

Em termos de abordagens metodológicas, os estudos desenvolvidos no âmbito deste GP focalizam a recepção a partir dos métodos e técnicas de pesquisa que melhor possibilitem uma aproximação dos processos atribuição de sentido das práticas cotidianas na intersecção com as mensagens midiáticas em consonância com as especificidades teórico-conceituais das problematizações em questão, dando preferência ao emprego de abordagens dedutivas (entrevistas, grupos focais, aproximações etnográficas), com vistas à análise e interpretação de discursos, representações sociais, narrativas.

Objetivos

  • Estudar as relações entre comunicação e práticas do consumo a partir da perspectiva das literacias digitais e midiáticas;
  • Delimitar o campo conceitual dos estudos de literacias, compreendendo como os atores sociais se relacionam, percebem e interpretam os fluxos comunicacionais e midiáticos, e como estes encontros moldam representações e sentidos;
  • Investigar a constituição, recepção, lógicas e estratégias das competências digitais e midiáticas articuladas no eixo teórico comunicação, consumo e educação;
  • Estudar, problematizar e propor metodologias de análise de processos de literacia digital nas relações entre comunicação e consumo;
  • Analisar processos de consumo em meios e plataformas comunicacionais para mapear competências relacionadas à literacias digitais que contribuam com ações políticas para o setor.

Linhas de pesquisa

Linha 1: Comunicação, consumo e educação midiática

Investiga e desenvolve pesquisas teóricas e práticas sobre educação para o consumo dos meios nas ambiências digitais. Estuda habilidades e competências tecnológicas e informacionais necessárias para a formação de cidadãos críticos e conscientes do consumo nos processos comunicacionais.

Linha 2: Literacias digitais para o consumo nos processos comunicacionais

Estuda questões sobre fenômenos implicados na cultura digital e observa os usos e apropriações da mídia no cotidiano para a compreensão das ocorrências comunicacionais e suas consequências na sociedade contemporânea.

Equipe

Coordenadora

Participantes

Internos

  • Ana Paula da Silva (Mestrado Interinstitucional – Minter ESPM/IELUSC)
  • André Ricardo Carbone (mestrando – bolsista Prosup Taxa)
  • Isabela Afonso Portas (mestrando – bolsista Capes Prosup Integral)
  • Pedro Henrique Soares Ramos (doutorando)

Externos

  • Cláudia Maria Moraes Bredarioli
  • Jessica de Almeida Santos

Produção

2021

2020

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