Sense – Comunicação, consumo, imagem e experiência

Ementa

A consolidação da imagem como forma preponderante de produção de sentidos no presente se reflete na sua necessária centralidade enquanto objeto de estudo no campo da Comunicação. Enquanto mediação, objeto ou processo, as imagens ocupam lugar essencial nos modos de compreender e habitar um mundo em comum no presente, especialmente quando consideradas em sua dimensão de consumo. Investigar o consumo de imagens em contextos midiatizados implica se ocupar de seu aspecto relacional, para além de suas qualidades imanentes e propriedades informacionais, uma vez que esse consumo orienta a constituição de sociabilidades e de formas de vida no capitalismo. Interessa ao grupo de pesquisa considerar a imagem não apenas como epifenômeno, mas como linguagem com papel fundamental na compreensão da natureza estética dos fenômenos comunicacionais. 

O grupo se dedica, portanto, à compreensão das relações entre imagem, consumo e experiência que originam sensibilidades e afetos compartilhados em cenários de disputas nos âmbitos da cidadania e da visibilidade. Ao mesmo tempo em que as imagens contribuíram decisivamente para a consolidação de práticas de reificação de corpos, sujeitos e saberes em lugares de poder e de visibilidade em contextos midiatizados, as mudanças em suas lógicas de produção, circulação e consumo nas últimas duas décadas permitiram também a emergência pública de diversos sujeitos, em geral tratados como outros – de classe, de raça e etnia, de gênero e de orientação sexual, que disputam narrativas, imaginários e paisagens por meio das imagens.  

Objetivo

Reunir pesquisas orientadas a partir dos seguintes eixos temáticos: a) dimensões éticas e estéticas do consumo de imagens; b) políticas da imagem; c) imagem, consumo e produção de afetos; d) imagem e experiência estética; e) paisagens imagéticas no/do capitalismo; f) performance e performatividade nas imagens e g) imagem e representações sociais.

Equipe

Coordenadora

Profa Dra. Gabriela Machado Ramos de Almeida

Contato: [email protected]

Participantes internos

Ana Caroline Fogaça (mestranda – bolsista ESPM institucional)

Danielly Bezerra dos Santos (mestranda – bolsista Capes Prosup Integral)  

Dieison Marconi (pós-doutorando)  

Fernando Belo (mestrando – bolsista Capes Prosup Integral)

Vitor Agnelli (mestrando – bolsista Capes Prosup Integral)

Atividades em 2020

Produção científica


Publicação de livro: 

ALMEIDA, Gabriela M. R.; CARDOSO FILHO, Jorge (orgs.). Comunicação, estética e política: epistemologias, problemas e pesquisas. Ed. Appris, 2020.


Publicação de capítulos de livros: 


ALMEIDA, Gabriela M. R. Cinema radical como política da imagem. In: Laecio Ricardo. (Org.). Pensar o documentário: textos para um debate. 1ed.Recife: Ed. UFPE, 2020, p. 183-198.  Disponível aqui.


BEZERRA, Danielly; ALMEIDA, Gabriela M. R.; CARDOSO FILHO, Jorge; OLIVEIRA, Luciana; SOARES, Thiago. Performances em rede durante a pandemia de Covid-19: presença e nostalgia no isolamento social. In: PRATA, Nair; JACONI, Sônia; NASCIMENTO, Genio (Orgs.). Desafios da comunicação em tempo de pandemia: um mundo e muitas vozes. 1ed.São Paulo: Intercom, 2020, p. 112-125. Disponível aqui.

Publicação de artigos em anais de eventos:


ALMEIDA, Gabriela M.R.; CARDOSO FILHO, Jorge; OLIVEIRA, Luciana; SOARES, Thiago. Experiências de isolamento e presença, melancolia e nostalgia: apontamentos sobre performances em redes sociais durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. In: XV Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación 2020 (ALAIC).


BEZERRA, Danielly; ALMEIDA, Gabriela M. R. Atributos de (des)legitimação na comunicação do cientista: Átila Iamarino e o coronavírus no Brasil. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, 2020, Salvador. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, 2020.  


AGNELLI, Vitor; ALMEIDA, Gabriela M. R. As boas maneiras? Neoliberalismo e isolamento. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, 2020, Salvador. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, 2020.


BEZERRA, Danielly; SOUZA, Rhayller. “Mundo Mistério”, Netflix: o que se revela da ideia surgida entre o YouTube e o streaming. In: In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, 2020, Salvador. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, 2020.

Encontros e eventos:


Encontros quinzenais para leitura e debate de textos e dos projetos de pesquisa dos integrantes. 


Realização da Jornada Entre estética e política, em parceria com o PPGCOM UFRB e o GP Estéticas, Políticas do corpo e Gêneros da Intercom (24/08 a 02/09)  


Promoção de palestra aberta ao público: Devolver imagens: uma genealogia das apropriações queer da iconografia de São Sebastião, com Dieison Marconi   

Facebook
Twitter
WhatsApp