GPECC—Ética, comunicação e consumo
Descrição
Somos um grupo de pesquisa das ciências da comunicação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (SP).
O GPECC visa o estudo de questões éticas que permeiam o fenômeno do consumo a partir do campo da comunicação. Estruturado a partir de uma perspectiva multidisciplinar, este grupo de pesquisa pretende problematizar as questões éticas em suas vertentes teleológicas, deontológicas e da alteridade presentes nas práticas de consumo.
Assume-se que o campo da comunicação oferece um locus privilegiado para tal estudo uma vez que os processos e meios de comunicação são parte indissociável da contemporaneidade.
Ementa
Estruturado em torno a duas linhas de pesquisa, “Éticas e Políticas da Comunicação e do Consumo” e “Identidades e moralidades comunicacionais do consumo”, tem por proposta a discussão da ética, como reflexão sobre as moralidades aplicadas à comunicação e às práticas de consumo. (In)disciplinar por natureza, o GPECC realiza esforços para a conjugação de saberes de campos como a filosofia moral e política, das ciências sociais e do consumo, dos estudos da linguagem e das ciências jurídicas, articulados pelo/ no campo da comunicação.
Objetivos
O principal objetivo do GPECC é o de constituir e nuclear a discussão das relações entre ética, comunicação e consumo.
Linhas de pesquisa
Linha 1: Éticas e políticas da comunicação e do consumo
- Objetivo: o estudo das relações entre éticas e políticas que permeiam as culturas do consumo. A partir de uma visada comunicacional, os pesquisadores desta linha estudam criticamente os finalismos morais atrelados ao fenômeno do consumo bem como as deontologias atreladas ao mesmo.
- Palavras-chave: ética; política; comunicação; consumo.
- Área do conhecimento: ciências sociais aplicadas > comunicação > teoria da comunicação e outras subáreas.
Linha 2: Identidades e moralidades comunicacionais do consumo
- Objetivo: estudar questões que problematizem a dimensão ética das identidades forjadas nas práticas de consumo pelos processos e meios de comunicação.
- Palavras-chave: identidade; alteridade; comunicação; consumo.
- Área do conhecimento: ciências sociais aplicadas > comunicação > teoria da comunicação e outras subáreas.
Equipe
Coordenador
Participantes
Internos
- Sheila Magri (Doutoranda)
- Maria Júlia Alencastro Veiga (Doutoranda)
Egressos
- André Senna
- Fabrízzio Chioccola
- Gabriela Agostinho Pereira
- Maria Neusa dos Santos
- Marília Duque
- Raquel Hadler
Externos
- André Kupfermann Rodarte (Universidade de Cambridge)
- Felipe Tavares Paes Lopes (Uniso)
- Glícia Pontes (UFC)
- Lucas Pereira Baumgartner (Universidade do Texas)
- Maria Claúdia Veiga (UFRJ)
Produção
- Encontros mensais de trabalho, para a discussão de temas, textos e apresentação das pesquisas dos participantes.
- Produção e publicação de artigos científicos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais.
- Organização de seminários e jornadas científicas.
- Participação e apresentação de trabalhos em congressos científicos nacionais e internacionais.
- Elaboração de materiais de extensão e transferência de conhecimentos produzidos na área de atuação do GPECC.
- Coordenação do Grupo de Trabalho “Comunicação, Consumo e Institucionalidades” no Comunicon – Congresso Internacional em Comunicação e Consumo.
Vídeos
Calendário
- Fevereiro: dia 23, às 14h30
- Março: dia 08, às 14h30
- Abril: dia 19, às 14h30
- Maio: dia 17, às 14h30
- Junho: dia 14, às 14h30