GPECC—Ética, comunicação e consumo

Descrição

Somos um grupo de pesquisa das ciências da comunicação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (SP).

O GPECC visa o estudo de questões éticas que permeiam o fenômeno do consumo a partir do campo da comunicação. Estruturado a partir de uma perspectiva multidisciplinar, este grupo de pesquisa pretende problematizar as questões éticas em suas vertentes teleológicas, deontológicas e da alteridade presentes nas  práticas de consumo.

Assume-se que o campo da comunicação oferece um locus privilegiado para tal estudo uma vez que os processos e meios de comunicação são parte indissociável da contemporaneidade.

Ementa

Estruturado em torno a duas linhas de pesquisa, “Éticas e Políticas da Comunicação e do Consumo” e “Identidades e moralidades comunicacionais do consumo”, tem por proposta a discussão da ética, como reflexão sobre as moralidades aplicadas à comunicação e às práticas de consumo. (In)disciplinar por natureza, o GPECC realiza esforços para a conjugação de saberes de campos como a filosofia moral e política, das ciências sociais e do consumo, dos estudos da linguagem e das ciências jurídicas, articulados pelo/ no campo da comunicação.

Objetivos

O principal objetivo do GPECC é o de constituir e nuclear a discussão das relações entre ética, comunicação e consumo.

Linhas de pesquisa

Linha 1: Éticas e políticas da comunicação e do consumo

  • Objetivo: o estudo das relações entre éticas e políticas que permeiam as culturas do consumo. A partir de uma visada comunicacional, os pesquisadores desta linha estudam criticamente os finalismos morais atrelados ao fenômeno do consumo bem como as deontologias atreladas ao mesmo.
  • Palavras-chave: ética; política; comunicação; consumo.
  • Área do conhecimento: ciências sociais aplicadas > comunicação > teoria da comunicação e outras subáreas.

Linha 2: Identidades e moralidades comunicacionais do consumo

  • Objetivo:  estudar questões que problematizem a dimensão ética das identidades forjadas nas práticas de consumo pelos processos e meios de comunicação.
  • Palavras-chave: identidade; alteridade; comunicação; consumo.
  • Área do conhecimento: ciências sociais aplicadas > comunicação > teoria da comunicação e outras subáreas.

Equipe

Coordenador

Participantes

Internos

  • Sheila Magri (Doutoranda)
  • Maria Júlia Alencastro Veiga (Doutoranda)

Egressos

Externos

  • André Kupfermann Rodarte (Universidade de Cambridge)
  • Felipe Tavares Paes Lopes (Uniso)
  • Glícia Pontes (UFC)
  • Lucas Pereira Baumgartner (Universidade do Texas)
  • Maria Claúdia Veiga (UFRJ)

Produção

  • Encontros mensais de trabalho, para a discussão de temas, textos e apresentação das pesquisas dos participantes.
  • Produção e publicação de artigos científicos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais.
  • Organização de seminários e jornadas científicas.
  • Participação e apresentação de trabalhos em congressos científicos nacionais e internacionais.
  • Elaboração de materiais de extensão e transferência de conhecimentos produzidos na área de atuação do GPECC.
  • Coordenação do Grupo de Trabalho “Comunicação, Consumo e Institucionalidades” no Comunicon – Congresso Internacional em Comunicação e Consumo.

Vídeos

 Calendário

  • Fevereiro: dia 23, às 14h30
  • Março: dia 08, às 14h30
  • Abril: dia 19, às 14h30
  • Maio: dia 17, às 14h30
  • Junho: dia 14, às 14h30

Financiamentos obtido

Contato

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