GRUSCCO – Grupo CNPq de Pesquisa em Subjetividade, Comunicação e Consumo.

Descrição

Este grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e vinculado ao Programa de Pós-
Graduação em Comunicação da ESPM, São Paulo, iniciou suas atividades em março de 2015. Os pesquisadores se dedicam ao estudo das interfaces entre comunicação e consumo na produção de subjetividades. O grupo possui duas linhas de pesquisa em comunicação e consumo: 1) Envelhecimento e longevidade e 2) Cultura digital.

A linha Comunicação, Consumo, Envelhecimento e Longevidade investiga as representações culturais e midiáticas do envelhecimento e as interações com a cultura do consumo, observando os sentidos produzidos por meio desses discursos. Afastando-se de uma compreensão da velhice como patamar etário, considera-se o processo de envelhecimento em seus múltiplos e diversificados atravessamentos socioculturais tais como gênero, classe socioeconômica, etnia, perfis psicossociais e de saúde, regionalidades, religiosidades, tecnicidades, filiações ético-estéticas, padrões culturais e de consumo, dentre outros.

Focada no estudo da sociabilidade e consumo no ambiente online, a linha Sociabilidade, Comunicação e Consumo na Cultura Digital se afasta da visão determinista de uma rede tecnológica plural e espontânea, observando as interações nas plataformas digitais a partir das lógicas da midiáticas e do consumo presentes dos relacionamentos online. Entre os interesses de pesquisa estão a produção de subjetividades nas plataformas de mídias sociais, a curadoria algorítmica da vida cultural e a capitalização de dados nas interações. 

Em maio de 2019, o Gruscco realizou na ESPM o Fórum de Comunicação e Consumo no Mercado Grisalho, que teve a participação da Profa Gisela Castro como palestrante e organizadora, junto com Tania Zahar Miné e Juliana Acquarone da Rocha, ambas professoras da ESPM e pesquisadoras ligadas ao Gruscco. O evento contou com o apoio da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, dentre outras entidades, tendo contado ainda com a participação de professores e pesquisadores da ESPM, profissionais de mercado e idosos empreendedores em um dia inteiro de proveitosas discussões que abordaram diversos aspectos da comunicação e do consumo no mercado grisalho. Na ocasião os atuais membros do Gruscco se revezaram no apoio à organização do evento, que foi muito elogiado pelo público presente

O Grupo se reúne periodicamente para compartilhar leituras de bibliografia comum, que confere fundamentação aos trabalhos produzidos individualmente e por meio de parcerias entre seus membros.

Atualmente, integram o grupo, além da coordenadora Professora Dra. Gisela Grangeiro da Silva Castro, quatro discentes, sendo três mestrandos e um doutorando; quatro egressos e um colaborador externo.

Para saber mais clique aqui

Facebook
Twitter