5 lugares para visitar e lembrar da São Paulo de antigamente

Café Girondino

O Café Girondino foi inaugurado no início do século XX, quando os tílburis e os bondes puxados por burros ainda circulavam nas ruas de São Paulo. Hoje, o café também é bar e restaurante, uma opção charmosa e histórica para quem está no centro antigo da cidade. Quadros, fotografias antigas e grandes balcões de mármore remontam à uma cidade que não existe mais.

O projeto é assinado pelo arquiteto Mauro Bernardes. O design abusa da madeira e do mármore com bonecos espalhados, inspirados em antigos boêmios e malandros da cidade, uma releitura do modernismo clássico, típico dos cafés paulistanos do início do século passado.

bo97vjqx2xi46b7u3qdwdkfid

 
INFORMAÇÕES
Endereço: Rua Boa Vista 365.  São Paulo – Centro.
Horários: Seg a sex: 07h30 – 22h00/ sab: 08h00 – 22h00 / dom: 08h00 – 18h00
Como chegar: O café encontra-se em frente à saída do Metrô São Bento, da Rua Boa Vista e do Largo São Bento.
 
 

Edifício Martinelli

Primeiro arranha-céu da América Latina, o Edifício Martinelli está localizado no centro de São Paulo – entre as ruas São Bento, Av. São João e a rua Libero Badaró. O edifício foi projetado pelo seu idealizador, o italiano Giuseppe Martinelli, em 1924, e simbolizou o progresso da cidade de São Paulo.

A idéia de Giuseppe era fazer um prédio extremamente requintado e que, além de impressionar pela altura, impressionasse também pelos acabamentos: escadas de mármore de Carrara, elevadores suíços, arabescos, vidros, espelhos e papéis de parede belgas. O prédio conta também com uma cobertura, que imita as vilas italianas, para que seu idealizador pudesse viver com a sua família.

A construção emblemática e luxuosa, entretanto, teria um final trágico para seu construtor, que após sérios problemas financeiros (inclusive gerados pelos gastos homéricos com o edifício), teve o prédio confiscado pelo governo da Itália em 1934. Com a 2ª Guerra Mundial o Edifício passa para as mãos governo brasileiro, e cai em rápida degradação, virando um grande cortiço vertical na década de 50.

Hoje, em posse da Prefeitura de São Paulo, o edifício abre sua cobertura para visitações durante a semana.

martinelli3

 
INFORMAÇÕES:
Endereço: Av. São João, 45. Centro – São Paulo.
Horários: Seg a Sex: 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h. (Visitas acontecem de meia em meia hora)
Como chegar: Próximo ao metrô São Bento.
Entrada: Grátis.
 
 

 Caixa Cultural

O Museu da Caixa Cultural São Paulo está instalado no Edifício Sé, na praça da Sé, em São Paulo. Inaugurado em 29 de agosto de 1939 pelo presidente Getúlio Vargas, o edifício histórico conta com arquitetura “art déco”, magníficas colunas, mármores e um grande vitral no térreo.

O Museu da Caixa está localizado no 6˚ andar do edifício, contando com instalações originais, preservadas desde a sua fundação. O museu preserva móveis, equipamentos, maquinários, ambientes e registros da história da instituição. O visitante se sente em uma viagem no tempo em meio às instalações originais, preservadas desde a década de 40.

14390683_901316679999768_2066156021962775780_n
 
INFORMAÇÕES
Endereço: Praça da Sé, 111. São Paulo – Centro.
Horários: Terça à domingo, das 9h00 às 19h00.
Como chegar: O museu está em frente a praça da Sé e da estação Sé do Metrô.
Ingresso: Grátis.
http://www.caixacultural.com.br
 
 

Jardim da Luz

Criado originalmente como Horto Botânico, em 1825, foi aberto ao público como Jardim Público da Luz. É o mais antigo parque público do município de São Paulo. A partir do século XIX, com o surgimento da estação de trem da Luz e um sistema de bondes em suas intermediações, o parque passou a ser considerado a “porta de entrada” da cidade de São Paulo, sendo referência no entretenimento paulistano. O parque atraía famílias, crianças e turistas, ficando excepcionalmente cheio nos fins de semana.

O viajante francês Paul Adam deixou registrado em 1914: “Aos domingos, no jardim da Luz, é agradável ver esse povo energético, bem trajado, entregar-se aos prazeres da ginástica e da patinação por entre o emaranhado das mais belas árvores tropicais, diante dos quiosques onde as mulheres em sua elegância saboreiam sorvetes e bebem refrescos. É a vida sadia e limpa”. Com parte da recuperação recente do centro da capital, o Jardim da Luz voltou a ser pessoas se exercitando e famílias passeando aos finais de semana.

Screen Shot 2016-09-24 at 8.48.03 PM

 
Informações:
Endereço: Praça da Luz, s/n. Bom Retiro – São Paulo.
Horários: De terça à Domingo, das 9h às 18h. Fechado às segundas.

Como chegar: Próximo a estação Luz de trens e metrôs.
Entrada: Livre.
 
 

 Centro Cultural Banco do Brasil

Localizado no coração histórico da cidade, numa via de pedestres, o atual edifício do CCBB foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. O CCBB São Paulo ocupa o prédio construído em 1901 na Rua Álvares Penteado, 112, esquina com a Rua da Quitanda. Em 1927, após uma reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol, tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil na capital.

Em 21 de abril de 2001, a sede do banco deu lugar ao CCBB. O edifício foi reformado, tendo seus elementos originais restaurados e mantendo assim as linhas que o tornam um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século XX. Atualmente, o CCBB é o 5º museu mais visitado do Brasil e e a 69º no mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper (abril/2014).

centro-cultural-banco-do-brasil-sp

INFORMAÇÕES
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112. Centro – São Paulo.
Horários: Seg: 09h00 às 21h00 / Qua-dom: 09h00 às 21h00.
Como chegar: Próximo as estações Sé e São Bento do Metrô.
Ingresso: Grátis.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?