Consumo e escuta musical, identidades, alteridades. Reflexões em torno do circuito musical “latino” em São Paulo/Brasil

Resumo

Este artigo apresenta e discute aspectos de pesquisa em andamento sobre a presença e as práticas musicais-midiáticas que conformam uma cena ou circuito “latino” em São Paulo. Dirigimos a atenção tanto às ações de migrantes oriundos da América hispânica que vivem na cidade, como também de brasileiros envolvidos neste amplo leque de atividades que inclui a atividade de DJs, promoção de eventos, bares e locais de dança, aulas de dança, culinária, exposição de artes plásticas e filmes, dentre outros. Aqui apresentamos uma discussão sobre esta cena ou circuito (com seus atores, práticas e cenários) e a importância deste referencial teórico-metodológico para pensar as culturas urbanas permeadas por lógicas comunicacionais e processos midiáticos.

Palavras-chave: circuito musical, migração, consumo cultural, identidade cultural.


O artigo foi publicado originalmente na Revista Latinoamericana de Comunicación (Chasqui) N.o 128, abril – julio 2015 (Sección Informe, pp. 237-251).
Faça o download do artigo completo aqui:
PDF.
 
 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?