Ensaio fotográfico relembra mulheres que fizeram história

O projeto fotográfico “Mulheres Cabulosas da História” foi idealizado por mulheres do movimento Levante Popular da Juventude, em celebração ao mês da Luta Internacional das Mulheres, em 2016. O ensaio retrata 43 mulheres corajosas, revolucionárias e com histórias marcantes. Vale lembrar que as mulheres retratadas foram sugeridas pelas próprias fotografadas.
 
Angela Davis
1-mFQ4SzXaUn8siiIw93UhVg

Filósofa marxista e militante dos Panteras Negras, nos EUA. Depois de deixar o movimento, ela atuou no Partido Comunista dos Estados Unidos, em 1968. Angela sofreu intensa perseguição e foi posta na lista dos 10 mais procurados pelo FBI.

Marie Curie

1--KS79wVzC9eldK3gHumREA

Nasceu na Polônia em 1867, foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel em Ciências e a primeira pessoa a receber o prêmio duas vezes. O primeiro foi pelas pesquisas sobre radiação, o segundo, deve-se à descoberta do elemento químico: rádio.

Luiza Mahin

1-I7ttXGtoMrWU4meKSgX-2Q

Foi trazida como escrava ao Brasil, era quituteira e foi uma das lideranças na Revolta dos Malês (1835). Caso os malês tivessem sido vitoriosos, Luísa seria reconhecida como Rainha da Bahia.

Lakshmi Sehgal

1-2bPAi6e3QBO2fcu-TlwkEg

Estudou medicina e tornou-se capitã de um regimento do Exército Nacional Indiano, como médica. Acolhia os refugiados e os setores mais marginalizados da sociedade, tornou-se membro do Partido Comunista da Índia (Marxista) e da All India Democrática Associação de Mulheres (AIDWA). Atuava em campanhas por justiça política, economica e social.

Maria da Penha

1-RDf_QKX2M8zXUAcy_A7uyA

Cearense, foi agredida fisicamente pelo marido durante todo seu casamento. Sofreu duas tentativas de homicídio: uma por arma de fogo, que a deixou paraplégica, e outra, em que foi eletrocutada durante o banho. Em 2006, o Governo brasileiro decretou a Lei nº 11.340, para coibir a violência contra a mulher, simbolicamente a lei leva seu nome: “Lei Maria da Penha”.

Confira o ensaio completo aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?