Historicidade do Consumo de Coca-Cola

A Coca-Cola foi criada em 1886 e possui um acervo publicitário gigantesco. Antes de ser consumida como um refrigerante, como é hoje, as primeiras peças publicitárias da marca mostram que a bebida já foi consumida de diversas maneiras e com propósitos distintos.
Logo após o lançamento da marca Coca-Cola, as campanhas publicitárias evidenciavam argumentos médicos para o consumo da bebida. O anúncio abaixo mostra que era considerada um “tônico cerebral” e poderia curar até mesmo dores de cabeça.
coca cola propaganda antiga 1890
No início, o produto era vendido em farmácias e comercializado apenas em copos que custavam cerca de 5 centavos de dólar. A bebida era utilizada também com o objetivo de recuperar a energia e aliviar o cansaço.
propaganda antiga da coca cola 1896
Algumas décadas após seu lançamento, as propagandas da marca passaram a sugerir que a bebida pudesse ser consumida como um refresco para tempos quentes e para aliviar o calor.
coca cola propaganda antiga
Em 1930, a Coca-Cola fez a primeira propaganda usando a imagem do Papai Noel durante as vendas de Natal. O anúncio abaixo é um dos primeiros da marca com a presença desse personagem.
primeira propaganda da coca cola com papai noel
Já na década de 50, as propagandas da marca afirmavam que a bebida proporcionava qualidade de vida e te deixava ‘em forma’.
coca cola boa forma anos 50
Hoje sabemos que a Coca-Cola é uma bebida que não traz de fato algum benefício para a saúde e que, quando consumida em excesso pode trazer prejuízos. Porém o sucesso da bebida mundialmente conhecida permanece e suas campanhas publicitárias continuam entrando para a história.
Via Propagandas Históricas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?