Antes da computação gráfica os logos eram feitos com objetos físicos

É possível dizer que quase tudo que hoje em dia é feito em computação gráfica já foi produzido em um processo físico algum dia, de jornais a logos de televisão. Alguns canais de TV e estúdios de filmagem levavam isso além e faziam o design de logos físicos, que eram filmados para criar efeitos especiais dinâmicos. O mais famoso deles é o logo Leo, o Leão do estúdio MGM, que apareceu em 1916 e chegou a incluir 7 diferentes leões em sua história.

Recentemente, o estudioso da história da televisão Andrew Wiseman revelou essa incrível filmagem de por trás das câmeras da gravação do logo da um televisão francesa, feito nos anos 60 e construído com fios que firmaram a identidade visual do canal de um modo que não poderia ser feito em desenhos simples. A montagem do logo físico também permitiu que ele fosse filmado em diferentes perspectivas, mesmo não tendo registros de que essas filmagens fossem realizadas.

Fonte: aqui.