Ashcar: “o consumidor é o protagonista da comunicação”

Celio AshcarCélio Ashcar é chairman da AMPRO (Associação de Marketing Promocional) e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, com extensão em Propaganda e Marketing na ESPM. Ashcar atuou na Rede Globo antes de fundar a Mix Brand Experience, que acabou se transformando, em 2013, na Aktuellmix, agência da qual é sócio. Confira a conversa do publicitário com o Memorial do Consumo:
Memorial do Consumo: Quando você começou a se interessar por propaganda?
Célio Ashcar: Eu nasci interessado em comunicação, mesmo vindo em uma família de engenheiros. Desde criança fui ligado nas propagandas de televisão, era a parte que eu mais gostava da programação. Na escola eu sempre fiz parte da área de comunicação e até já escrevi um jornal acadêmico. Fiz faculdade de Administração de Empresas para me dar uma visão de negócio, mas logo em seguida fiz extensão de Propaganda & Marketing na ESPM. Meu primeiro trabalho, aos 17 anos, foi na empresa no ramo da área de construção do meu pai, e logo montei uma área de marketing. Já fui cliente, veículo, professor, agência e associação. Atuei em todos canais da comunicação.
Memorial do Consumo: Qual a sua memória sobre publicidade e consumo na infância?
Ashcar: Eu lembro muito das campanhas da Faber-Castell, Bombril, Coca-Cola. Atualmente, gosto muito da comunicação de empresas como Itaú, Apple e Mundo Verde.
Memorial do Consumo: Suas práticas de consumo ao longo da sua vida influenciam no seu trabalho?
Ashcar: Com certeza. Eu também sou consumidor.  Eu penso e crio com o olhar de consumidor. Na agência adotamos o “GSS” (gastar sola de sapato) para entender e compreender o desejo dos consumidores. Fui jurado no Cannes Lions este ano, e ficou muito claro que o consumidor é o protagonista da comunicação. Temos que estar cada vez mais plugados 24/7 com os consumidores.
Memorial do Consumo: O que o consumo representa para você?
Ashcar: Consumo para mim é experiência. Sou sócio de uma agência que respira e executa Brand & Consumer Experience. As pessoas se engajam por causas e não mais apenas por produtos. Temos que fazer este consumidor vivenciar experiências únicas e legítimas.