Duelo do século: Capitalismo x Marxismo

Zizek x Peterson - Imagem retirada do vídeo abaixo

No boxe, já cansei de ouvir que seria a ‘luta do século’. Sei que o século não muda tão rápido, mas vira e mexe um novo embate ganha o mesmo status. Na última sexta, 19 de abril, ocorreu o que foi chamado de o ‘debate do século’. Não foi entre dois pugilistas, mas pensadores que disputaram no campo das ideias, qual vertente política seria capaz de nos trazer a tão sonhada felicidade.

De um lado, Slavoj Zizek, filósofo e um dos principais pensadores da esquerda da atualidade; do outro, Jordan Peterson, falava em nome do neoconservadorismo e a nova direita, a chamada alt-right. Um auditório lotado do maior teatro de Toronto, Canadá, acompanhou mais de duas horas de discussão no embate entre marxismo e capitalismo.

Os dois doutores representaram cada um dos lados da polarização atual, mas ao contrário das tensões acirradas que têm invadido as redes sociais, aceitarem debater o cenário que em teoria seria a melhor via para o mundo atual.

No fim das contas, quem saiu vencedor? Ah, eu não me arrisco a ser árbitro (nem sei se já tenho acumulo o tal do arcabouço teórico o bastante0 nessa acirrada disputa. Assista ao vídeo (legendas automáticas em inglês) e tire suas próprias conclusões.

https://www.youtube.com/watch?v=WGRC5AA1wF0%20

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?