Primeiro Mercado 100% autônomo chega ao Brasil

Imagine a cena: você chega ao supermercado para fazer compras e não há filas. Só isso seria motivo para espanto, mas ainda tem mais: não há sequer caixas, funcionários, e ainda fica aberto 24 horas. E não é sonho nem cena de Black Mirror.

Porta de Entrada Zaitt. Foto:Jhoryka Meierjügen Melo

Instruções para Entrada Zaitt. Foto:Jhoryka Meierjügen Melo
Instruções para Saída Zaitt. Foto:Jhoryka Meierjügen Melo

Em vez do “Faça você mesmo”, o lema agora é o “Compre você mesmo”. É assim o Zaitt, o primeiro mercado inteligente da América Latina, em que todas as compras são intermediadas pelo app da loja.

Basta baixá-lo e fazer seu cadastro para então acontecer o ‘Abre-te, Sésamo!’. O encantamento da história “Ali Babá e os Quarenta Ladrões” dá lugar à tecnologia quando o app magicamente abre as portas para o consumo nessas lojas. Afinal, apenas com o escaneamento do QR Code é possível passar pela entrada.

Experiência de compra

No Zaitt, você pega os produtos que quiser e só precisa confirmar a compra na saída, mas caso queira consumir dentro da loja é preciso escanear a etiqueta do produto e pagar pelo próprio app.

“Como sempre dizia o guru Jean-Paul Jacob, toda nova forma de consumo depende diretamente de alguns fatores para que se torne realidade: questões sociais, políticas, econômicas, culturais e tecnológicas”, comenta Jhoryka Meierjügen Melo, líder de Comunicação da DuPont, após sua visita ao estabelecimento, em sua postagem do Facebook.

Gôndolas do Zaitt. Foto: Jhoryka Meierjügen Melo

Produtos Zaitt. Foto: Jhoryka Meierjügen Melo

Jean-Paul Jacob foi um pesquisador brasileiro emérito da IBM, que faleceu no último 6 de abril. Era engenheiro eletrônico formado pelo ITA, com mestrado e doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Muito antes da futurologia se tornar tendência, se dedicava a fazer previsões baseadas em seus estudos sobre tecnologias digitais, especialmente computação e inteligência artificial.

“Há mais de 20 anos descreveu em detalhes como seriam as casas inteligentes de hoje e antecipou a revolução tecnológica em nossa vida”, assim reportagem de 2011 da Revista Época descreve o pesquisador.

Sacola do Zaitt. Foto: Jhoryka Meierjügen Melo

Outra face da sacola do Zaitt. Foto: Jhoryka Meierjügen Melo

O futuro está aqui

“A IBM já tinha cantado a bola no final da década de 90, mas ainda não era o momento apropriado. Muitos anos depois, a Amazon lançou nos EUA o conceito do Supermercado Inteligente com o Amazon Go”, escreve ainda Jhoryka Meierjügen Melo.

No vídeo abaixo (também indicado por Jhoryka, assim como o próximo), de 2006, a IBM já antecipa essa inovação, com o advento das tecnologias RFID.

Conceito que se tornou realidade graças à nossa adoção do smartphone, e se materializa no Amazon Go (abaixo) e também no Zaiff.

Sozinhos compraremos!
Serviço
Em São Paulo, o Zaitt fica na rua João Cachoeira, 382, no bairro do Itaim Bibi; e há outra unidade em Vitória (ES), na rua Afonso Cláudio, 89 – Loja 1, na Praia do Canto.