Em discussão, a construção de identidades no Instagram

Por Pietro Giuliboni Nemr Coelho

 

InstagramA dissertação “Fotos, fachadas e personas: a construção identitária por meio do uso do aplicativo Instagram” pretende estudar a construção de identidades dentro do ambiente dos sites de redes sociais digitais – mais especificamente, o aplicativo para smartphones Instagram. Por ser uma rede que tem como principal forma de comunicação as fotografias e vídeos, é comum observarmos perfis que retratam determinados estilos de vida, posições sociais, gostos e valores que, não necessariamente, são os mesmos do usuário que está postando, mas que, devido à facilidade na produção e recepção das fotos naquele meio, acabam sendo tomados como verdade.

Essa reflexão acaba sendo de grande importância nos dias de hoje, em que a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia em seus smartphones e laptops, sendo grande parte deste tempo destinado aos sites de redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram. A facilidade em se adotar uma posição ou retratar um estilo de vida, possivelmente não-fiel à realidade do usuário, possibilita que ocorram implicações reais na vida dos indivíduos fora do ambiente digital, adquirindo respeito, status, fama, ou o lado contrário, sofrendo preconceitos, bullying e outros tipos de ataques, ocasionados apenas pelo compartilhamento de uma foto ou vídeo.

Por meio de entrevistas com usuários do aplicativo, foi percebida uma total consciência desta facilidade em, por meio do consumo de bens simbólicos e físicos a serem retratados nas fotos, se construir uma “falsa ideia de vida”. No entanto, mesmo percebendo isso, os usuários entrevistados, que dizem retratar suas vidas de maneira fiel no aplicativo, acabam não notando as implicações que cada uma de suas próprias fotos pode ter na recepção dos outros, fazendo com que suas, em tese, fiéis retratações de estilo de vida, sejam encaradas de outra forma por aqueles que os desconhecem.

O processo de pesquisa foi instigante desde o início, pois trouxe cada vez mais questionamentos e insights sobre uma prática comum em nossa sociedade contemporânea, permeada pelas novas tecnologias digitais. Ao conversar com usuários do aplicativo, foi possível enxergar e ter contato com novas opiniões sobre o assunto, que fogem do ambiente acadêmico e possibilitam uma nova visão sobre o tema. Uma experiência enriquecedora e que abre portas para outras pesquisas futuras.

Quer ler mais? Confira a dissertação no banco de Dissertações do PPGCOM/ESPM: http://www2.espm.br/sites/default/files/pagina/pietro_giuliboni_nemr_coelho.pdf.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?