O polêmico Adblock

Adblocks são programas que bloqueiam os anúncios que aparecem em sites. Banners, pop-ups e até anúncios do Facebook podem ser bloqueados quando se utiliza um Adblock. O uso desta tecnologia traz consigo diversas polêmicas, que serão apontadas neste texto.
Em primeiro lugar, sob o ponto de vista de quem administra o site, o Adblock pode significar uma queda significativa de sua receita, uma vez que uma forma de se ganhar dinheiro na internet – talvez a principal – é justamente através da venda de anúncios em sítios eletrônicos. Isso pode, até mesmo, fazer com que sites sejam fechados. Tanto é verdade que em 2016 o 4chan estava sob risco de quebrar por conta disso.
É interessante que , apesar da situação já ser conhecida por todos, as empresas parecem ainda não saber exatamente como contornar este “problema”, sendo que não há um consenso quanto a solução: enquanto algumas apostam em assinatura mensais, outras proíbem o acesso de quem tem o adblock instalado em seu browser.

ABP edit

Figura 1: mensagem que alguns sites mostram quando  o adblock é identificado.

 
Por outro lado, para que estes anúncios funcionem da forma como devem funcionar – com as propagandas sendo entregues de acordo perfil de cada usuário de determinado site –, é necessário que alguns dados dos usuários sejam armazenados. Isso pode ser visto negativamente por esse usuário que, para evitar – ou ao menos diminuir – a vigilância digital passa a fazer uso de adblocks.
Além disso, uma pessoa também pode utilizá-lo sem uma questão ideológica por trás, como a contra-vigilância: o internauta pode utilizá-lo apenas por não querer que anúncios atrapalhem sua experiência de acessar a internet. Seja como for, os adblocks vieram para ficar.
Para concluir, vê-se que lidar com a questão dos bloqueadores de anúncios é complexa, que envolve diferentes pontos de vista. Este texto tinha como objetivo apenas apontar alguns deles, para gerar curiosidade sobre o tema.
Referências:
https://gizmodo.com/4chan-is-going-broke-because-of-ad-blockers-1787392549
http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2016/04/21/uso-de-ad-blocks-e-maior-no-desktop.html

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?