Oldiversity: estudo aponta marcas que se preocupam com diversidade
O estudo Oldiversity, da Croma Solutions, ouviu 1.814 pessoas em todo o país e avalia como as marcas estão lidando com a diferenças de orientação sexual, gênero e raça, além de pessoas com deficiência e idosas, em sua comunicação.
Dos setores avaliados, 44% associam a abordagem desses temas à área de cosméticos e beleza e 12% à de alimentos e bebidas. Apenas 4% apontaram os setores de infraestrutura e serviços públicos. Segundo o estudo, 53% afirmam não consumir marcas com “comportamentos preconceituosos“.
O varejo brasileiro não é visto como preparado para lidar com a diversidade e tampouco parece estar implantando ações para o futuro, na opinião dos entrevistados: 78% não creem que as lojas estejam preparadas para atender pessoas com deficiência e 72% pensam que as lojas estão despreparadas para a diversidade.
Não somente o consumidor não enxerga uma representatividade na comunicação das marcas, como também percebe preconceitos relacionados à diversidade. Por exemplo: 66% dos entrevistados afirmam que a publicidade ainda usa as mulheres como objeto e 51% afirmam que a propaganda é machista.