Um método para analisar a interação Jogo X Jogador

 
Quando o assunto é jogo, diversas teorias parecem convergir em torno do envolvimento os jogadores como uma condição fundamental ao processo lúdico. Em outras palavras, uma vez envolvidos em um jogo, os jogadores concentrariam parte considerável da sua atenção nessa atividade.

Isto posto, como mensurar o grau de envolvimento de um jogador em ação?
Com esse questionamento em mente, Lucas Baumgartner, o então graduando da ESPM (hoje mestrando no PPGCOM da ESPM), desenvolveu uma metodologia para fim de verificar a ocorrência, a natureza e a intensidade dos comportamentos e opiniões dos jogadores ao longo de uma atividade lúdica – incluindo a preparação para o jogo.
Para isso, construiu um protocolo que engloba de observação a uso de questionário para verificar aspectos apontados por cinco diferentes perspectivas teóricas: 1) o Círculo Mágico, de Huizinga, 2) a preparação dos jogadores para “entrar no papel”, sugerida por Stanislavski, 3) a Bolha, de Apter e 4 e 5) as Barreiras Sociais e Mentais e os Estados Télico x Paratélico propostos por Stenros.
Apresentado em 2017 no 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Curitiba, parte da Monografia de Baumgartner, foi reconhecido em 2018 com o Prêmio Vera Giangrande de Iniciação Científica.
Para entender melhor esse projeto, acesso o artigo Jogo e Vivência: um método para analisar a interação entre o jogador e o jogo. Para mais informações, entre em contato com o pesquisador pelo email: Lucas Baumgartner.
 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?