A Cena Cosplay: vinculações e produção de subjetividade

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Mônica Nunes analisa como a cena cosplay mobiliza narrativas midiáticas, construído relações entre público e mídia. Neste artigo são mapeados os motivos da realização do cosplay, mostrando formas de sociabilidade dentro da prática e suas configurações subjetivas geradas.


 
Resumo:

Este paper integra a pesquisa “Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis”, em realização junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo-SP, e analisa os resultados parciais da primeira investigação de campo realizada durante o festival Anime Dreams 2012, na cidade de São Paulo. Com base no conceito de inconsciente maquínico, de Félix Guattari, e, em teorias sobre cultura juvenil e da mídia, foram mapeados os motivos da realização do cosplay e os circuitos de seleção, transmissão e consumo de personagens e narrativas. Os depoimentos mostram processos de resistência e sugerem alianças e rupturas entre subjetividades serializadas e singularizadas.
Palavras-chave: Cosplay; Cosplayer; Subjetividade.


 
Este artigo foi publicado originalmente na Revista Famecos v.20, n.2 (2013) do PPGCom PUC-RS.
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