Precisamos Discutir o Idadismo na Comunicação
Gisela Castro comenta o crescimento do número de adultos mais velhos no Brasil e promove uma discussão sobre o preconceito motivado pelos estereótipos associados à figura do velho em nosso meio social.
Resumo:
Considerado por longo tempo um país de jovens, o Brasil apresenta hoje percentuais crescentes de adultos mais velhos. Esse progressivo amadurecimento da nossa população resulta da conjugação entre a expressiva redução nas taxas de natalidade e de mortalidade infantil, aliada ao significativo aumento da longevidade. Tais dados refletem o envelhecimento da população mundial, fato que torna importante o debate a respeito do idadismo. Esta é uma forma ainda pouco discutida de preconceito, baseado na idade, que ocasiona a discriminação contra as pessoas vistas como idosas e contribui para a sua marginalização e eventual exclusão social. Diante desse cenário em transformação, este artigo traz uma reflexão sobre a ve- lhice, promovendo uma discussão sobre o preconceito motivado pelos estereótipos associados à figura do velho em nosso meio social.
Palavras-chave: comunicação; idadismo; envelhecimento; velhice; preconceito.
Palavras-chave: comunicação; idadismo; envelhecimento; velhice; preconceito.
Este artigo foi publicado originalmente na Revista Comunicação e Educação, v.20, n.02 da ECA/USP.
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