Clayton de Souza, 44 anos, editor-assistente de fotografia do jornal O Estado de São Paulo

Quem escolhe ser jornalista não deseja uma vida rotineira e regrada. Pelo menos foi o que pensou o fotojornalista, Clayton de Souza, 44 anos, atualmente editor-assistente de fotografia do jornal O Estado de São Paulo, quando escolheu ser fotojornalista. “Quando pensei qual seria a minha profissão imaginei: aliar a arte de fotografar com a possibilidade de entrar em contato com diferentes realidades que pudessem ampliar o meu olhar sobre a vida. ”, disse Souza.

Seu olhar de fotojornalista lhe rendeu dois prêmios Estadão de Jornalismo e foi apurado nas redações de diversos jornais brasileiros como o extinto Diário de S. Paulo, O Globo, Agora São Paulo e nos últimos 18 anos faz parte da equipe fixa do jornal O Estado de São Paulo.

Nesta caminhada com mais de 20 anos de profissão, Clayton de Souza fez inúmeras coberturas internacionais e nacionais. Acompanhou o desmonte de minas terrestres nas selvas da Colômbia deixadas pelo exército das Farcs, fotografou a dura realidade das crianças que foram sequestradas pelas Farcs para se tornarem guerrilheiros, registrou a guerrilha paraguaia ligada ao narcotráfico com a fronteira no Brasil, foi à estação brasileira de pesquisas na Antártida, cobriu Copa do Mundo e Olimpíadas, um olhar atento sempre para a América do Sul.

Consumo em 1ª pessoa

“Eu não me sinto nenhum pouco consumista. Não tenho hábitos frequentes, muito menos manias”, revela Souza. “Sempre trago coisas das minhas viagens, mas são pequenas lembranças que vou distribuindo pela casa. Uma tentativa de manter viva a cultura de cada lugar que passei dentro de mim. ”

(veja abaixo alguns objetos importantes para Souza)

• Estas estátuas entalhadas na madeira são lembranças feitas por índios Carajás, quando Souza foi ao Mato Grosso.
  • Estátua usada em ritual de magia por moradores de Gana, na África, quando acompanhou o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em viagem.
  • Estatuas de retirantes do sertão de Alagoas quando fez a cobertura sobre a dura vida do sertanejo.
  • Pedras das ilhas Shetland do Sul, na Antártida, quando fez uma reportagem sobre a construção da nova estação brasileira de pesquisas no continente gelado.

HEIDY VARGAS – é jornalista e doutoranda em Comunicação e Práticas do Consumo no PPGCOM ESPM-SP. Também é mestre em Multimeios pela UNICAMP. Atualmente é professora de telejornalismo e documentário no curso de Jornalismo na ESPM-SP.