Consumo, Violência e a constituição de identidades na modernidade tardia – texto por Marcia Perencin Tondato

Resumo: O objetivo é discutir a constituição de identidades, do ponto de vista da cultura do consumo, pensada no contexto da sociedade midiatizada em que a violência é matéria-prima essencial tanto para os conteúdos jornalísticos como nas relações estabelecidas no mundo virtual. São problematizadas as imbricações entre a cultura do consumo e uma cultura da violência entendendo que esta intersecção se dá por meio do simbólico, em especial no contexto midiático, como estratégia de mobilização dos indivíduos em prol da manutenção das perspectivas hegemônicas. A discussão desenvolve-se a partir do entendimento do consumo como referente fundamental para conformação de narrativas sobre si e sobre o outro, compondo universos simbólicos repletos de significações. A reflexão se dá com base em um levantamento bibliográfico com foco em consumo, violência e identidade, salientando o cultural do consumo, abarcando a violência simbólica e como isso impacta a constituição de identidades na modernidade tardia. A violência é pensada entendendo cultura do consumo e da violência como esferas refletoras de significados ideológicos, que alimentam e são realimentadas pela mídia como fonte e modeladora de informação e experiências sobre as mais diversas questões.

Texto completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/26158

Marcia Perencin Tondato – Estágio de pós-doutorameneto na UnB (2015), doutora em Comunicação pela ECA-USP (2004), mestre em comunicação pela UMESP (1998). Graduada em Publicidade (1992) pela UMESP. Docente, pesquisadora e orientadora do PPGCom ESPM desde 2009. Pesquisadora-líder do grupo de pesquisa Comunicação e Consumo e Identidade Socioculturais – CiCO. Coordenadora do GT COMUNICAÇÃO, CONSUMO e IDENTIDADE: materialidades, atribuição de sentido e representações midiáticas do ComuniCon-PPGCom-ESPM. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9242834336115520

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?